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quinta-feira, 15 de abril de 2010

O ATO DE EDUCAR COMO PROCESSO POLÍTICO. Prof. Queila.

Hoje falo sobre: o ato de educar como sendo um processo político. É um processo político porque nossa sala de aula revela uma relação de poder: a relação professor+aluno. Esta relação é uma relação de poder porque toda a nossa vida é uma relação política, onde praticamos a política por excelência: a conquista da ocupação de nossos espaços na sociedade, na vida, nos nossos relacionamentos, entre nossos alunos na sala de aula, eles (os alunos) em relação a nós (professores). E nesta relação política podemos escolher os modos pelos quais vamos exercitar o poder: relações democráticas, relações autoritárias, modelos estes que escolhemos ou praticamos mesmo sem escolher, por atos involuntários. Que bom ser possível escolhermos modelos que encontrem o equilíbrio: uma sala de aula onde sabemos ser respeitados pelos alunos porque os respeitamos. Onde professor é professor e aluno é aluno, sem medo. Mas onde somos todos igualmente seres humanos. Passíveis de dificuldades e falhas. Humildes para reconhecermos nossos erros e acertos. Clima de crescimento pessoal e profissional. A sala de aula é um espelho de nós. Do modo como praticamos nossas relações de poder. Por isso, repito: a sala de aula é um espaço político . Um abraço, da Prof. Queila.

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