Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

VIAGEM TÉCNICA DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

VIAGEM TÉCNICA

A Viagem Técnica é uma disciplina do curso de Relações Internacionais da UNIVALI que objetiva apresentar aos nossos alunos a possibilidade de conhecer potenciais futuros locais de trabalho, instituições importantes para as relações internacionais e ambientarem-se na prática das relações internacionais.

Em 2010, tivemos como destino de nossa Viagem Técnica a cidade de Montevidéu, tendo sido visitados o Mercosul e seu Parlamento, a ALADI e as representações brasileiras perante o Governo Uruguaio e perante as organizações internacionais.

Em 2011, a cidade escolhida foi Brasília, já que além da importância óbvia da cidade em termos de organismos de relações internacionais, o principal evento do país da Área de Relações Internacionais ocorrerá na cidade no mês de maio.

Trata-se do ENERI, Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais, o qual terá sua 16ª edição na cidade de Brasília, área de grande concentração e influência da comunidade acadêmica, política e intelectual. O evento acontecerá durante os dias 18 a 21 de maio de 2011. Os estudantes do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia assumem, com a maior satisfação, o compromisso de organizar um evento marcante que primará por um ambiente acadêmico de alto nível.

O XVI ENERI exporá o conteúdo acadêmico do evento através de palestras, painéis de discussão, apresentação de Trabalhos Acadêmicos, mini-cursos, workshops, atividades culturais, informativos e boletins. E abordará como tema a questão da Governança Global e o novo desenho do mundo e suas instituições diante da inserção dos novos atores no sistema.
O ENERI

O Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais – ENERI – é um importante e reconhecido evento entre os alunos e profissionais de Relações Internacionais do Brasil. Com o fim de promover o intercâmbio de informações, o ENERI promove suas atividades acadêmicas através de palestras, mini-cursos, workshops e afins.

O evento possui sede rotativa entre as faculdades de Relações Internacionais do país, já tendo sido organizado por diversas instituições como a FACAMP, PUC-SP e ESPM. Sua primeira edição ocorreu em Brasília, no ano de 1996.

Desde então, o ENERI contou com a presença de renomadas figuras da área como Stephen Krasner da Stanford University, Robert Keohane de Princeton University, Joseph Nye da Harvard University, Ministro Nelson Jobim, Embaixador Rubens Ricupero, Carolina Larriera, Embaixador Amaury Porto de Oliveira, dentre outros.

Assim, o ENERI se consolidou como o maior e mais tradicional evento de estudantes e profissionais de Relações Internacionais do país. O encontro é de impressionante importância à comunidade acadêmica, além de ser o maior da América Latina em número de participantes (in, http://ri.net.br/mais/events/xvi-eneri-encontro-nacional-de-estudantes-de-relacoes-internacionais-2011).

Dessa forma, a programação de 2011 prevê saída de Balneário Camboriú no dia 16, com chegada em Brasília no dia 17. O congresso (ENERI) ocorre entre os dias 18 e 21. Estamos organizando visitas ao Itamaraty, Instituto Rio branco, Ministério de Indústria Desenvolvimento de Comércio Exterior (MIDIC), à APEX e à Embaixada dos Estados Unidos da América.

A UNIVALI será responsável por arcar com as despesas com o deslocamento, hospedagem, guia e seguro saúde, ficando o aluno responsável pelas despesas com alimentação e a inscrição no ENERI.

Dúvidas a respeito da VIAGEM TÉCNICA podem ser dirimidas diretamente com o Professor da Disciplina, GUILHERME BEZ MARQUES, no bezmarques@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário