Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2011

RIO + 20.

Rio+20 reúne líderes mundiais para debater desenvolvimento sustentável
14/4/2011 13:10, Por Agencia Senado
Rio+20 é o nome da próxima Conferência das Nações Unidas, a ser realizada no Rio de Janeiro, no período de 4 a 6 de junho de 2012, para debater o tema Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é articular o engajamento de líderes políticos e especialistas de vários países nas questões ligadas à preservação do meio ambiente e ao clima no planeta.
O encontro recebeu esse nome numa alusão à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – conhecida como Rio-92 -, No encontro do próximo ano – 20 anos após a Rio-92 -, estão previstos debates a respeito da contribuição da chamada economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a estrutura de governança internacional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 insere-se, portanto, na tradição de reuniões anteriores da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo (Suécia), e de 2002, em Joanesburgo (África do Sul).
O secretário-geral da Rio+20 é o diplomata chinês Sha Zukang, atual chefe do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais. Zukang exerceu, anteriormente, o cargo de embaixador da China nas Nações Unidas.
Em reunião preparatória para a Rio+20, realizada no mês passado, em Nova York (EUA), Zukang disse que o Brasil “tem mostrado ao mundo como colocar em prática o desenvolvimento sustentável”. Acrescentou que a Rio+20 é “a chance de a humanidade se comprometer com a transição para uma economia verde”.
O diretor-geral do Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Especiais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado – que também participou da reunião em Nova York – espera que as autoridades debatam, no Rio, os desafios a serem enfrentados pelos governos nas questões de meio ambiente.
Segundo Machado, a conferência também será uma oportunidade para a comunidade internacional fazer um balanço dos progressos alcançados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. A terceira reunião da Comissão Preparatória da Rio+20 será realizada de 28 a 30 de maio de 2012, pouco antes da conferência.
Desenvolvimento sustentável
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, define o termo desenvolvimento sustentável como aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. O objetivo é harmonizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Um dos conceitos que ganham força no debate sobre desenvolvimento sustentável é o da chamada economia verde, um dos instrumentos para alcançar o progresso aliando respeito ambiental e inclusão social.
Helena Daltro Pontual / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário