Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2015

DISCURSO PARANINFA FORMANDOS DIREITO UNIVALI ITAJAÍ 2013

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, DOUTOR MARIO CESAR DOS SANTOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, DOUTOR JOSÉ CARLOS MACHADO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR COORDENADOR DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, DOUTOR OSMAR DINIS FACCHINI

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR DO FÔRO DA COMARCA DE ITAJAÍ, DOUTOR JOSÉ AGENOR DE ARAGÃO

EXCELENTÍSSIMA SENHORA REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DOUTORA CRISTINA BALCEIRO DA MOTTA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR REPRESENTANTE DA OAB, SUBSEÇÃO DE ITAJAÍ, DOUTOR EDUARDO CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PATRONO DOS FORMANDOS E DAS FORMANDAS, O MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, DOUTOR MARCO AURÉLIO GASTALDI BUZZI

EXCELENTÍSSIMO SENHOR HOMENAGEADO COMO NOME DE TURMA DOS FORMANDOS E DAS FORMANDAS, DOUTOR CLÁUDIO JOSÉ PINHEIRO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR HOMENAGEADO COMO AMIGO DA TURMA DOS FORMANDOS E DAS FORMANDAS, PROFESSOR E GRANDE MESTRE GEREMIAS MORETTO

EXCELENTÍSSIMOS E EXCELENTÍSSIMAS SENHORES E SENHORAS PROFESSORAS E PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO AQUI PRESENTES, NOSSOS MESTRES E MESTRAS

QUERIDOS PAIS, QUERIDAS MÃES, AVÓS, FILHOS, FILHAS, ESPOSAS E ESPOSOS, COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, AMIGOS E FAMILIARES

PREZADOS COLABORADORES, CORPO FUNCIONAL DA UNIVALI, EQUIPES ORGANIZADORAS DESTA FORMATURA, EQUIPE DA NOSSA SECRETARIA ACADÊMICA, A TODOS E A TODAS QUE TORNARAM POSSÍVEL ESTE MOMENTO!

QUERIDAS AFILHADAS E QUERIDOS AFILHADOS!!!!

Foi com muito orgulho e honra que no Corrente Semestre do Ano de 2013, recebi o convite para aqui estar pronunciando esta última aula aos meus queridos afilhados e afilhadas, naquele que foi o mais organizado e comentado apitaço que esta Universidade já conheceu!! E foi naquele dia e naquele momento que recebi, com muita HUMILDADE, esta homenagem tão sublime, a qual espero poder retribuir por toda a minha vida.

A nossa História e Trajetória se iniciou no Terceiro Período da Faculdade, na disciplina de Direito Civil Parte Geral, depois nos reencontramos no Quinto Período, na disciplina de PROCESSO CIVIL; novamente nos encontramos no Oitavo Período, na disciplina de DIREITO DO CONSUMIDOR e bem ao final, tive a felicidade de ser ORIENTADORA DAS MONOGRAFIAS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DE MUITOS DOS FORMANDOS E FORMANDAS AQUI PRESENTES, ASSIM COMO, DE PARTICIPAR COMO CONVIDADA E AVALIADORA NAS BANCAS DE MUITOS DELES TAMBÉM.....

Foi uma linda história de amizade, amor, afeto e respeito. Principalmente porque esta Turma é uma turma ímpar, pois nela temos juristas tão jovens, tais como a minha querida Oradora Mirela, e outros com o espírito jovem, como o meu querido Léo, mas que, contando com muito empenho e vontade de vencer, alcançaram este momento tão lindo da Formatura. Assim, os mais jovens em conjunto com os mais experientes formaram uma Turma alegre, divertida, querida, comprometida, e cujos resultados já estão denotados em conquistas de sucesso. 

É uma turma que soube aproveitar tudo aquilo que a UNIVALI lhes proporcionou e foi sempre além, sempre mais longe. A UNIVALI hoje está ranqueada hoje como a 10ª Universidade Comunitária do Brasil e o nosso Curso de Direito está avaliado com 4 estrelas no Guia do Estduante Abril e Conceito 4 no ENADE, Avaliação esta promovida pelo MEC e cujo conceito máximo é 5. Curso este que proporcionou, somado ao esforço pessoal de cada um, que hoje tenhamos aqui aprovados na Prova da Ordem dos Advogados do Brasil, prova esta considerada uma das mais difíceis do nosso País, muitos alunos desta turma aprovados em concursos públicos, demonstrando o seu empenho e dedicação ao Curso de Direito. São homens e mulheres de bem, que estão lutando com garra e sucesso por uma formação de qualidade. 

Este ano de 2013 tem sido um ano especial. E a Formatura de vocês também acontece no dia 13 de dezembro do ano de 2013. Uma Data Especial. Um ano no qual, junto com vocês, a grande Família UNIVALI vem consagrando o seu Legado para o Estado de Santa Catarina, e assim o fazendo, para o nosso Brasil. 

E é sobre Legado que eu quero lhes falar, meus afilhados, minhas afilhadas. Precisamos deixar um Legado nas nossas vidas. Para que serviria a nossa curta existência nesta vida, se não pudéssemos deixar um Legado... Tudo seria inútil... 

O mundo está passando por uma grande mudança. O mundo hoje está globalizado. Do ponto de vista científico, fala-se que vivemos uma crise de paradigmas. Fala-se, também, que vivemos uma crise social, porquanto as bases sólidas das teorias até então consagradas parecem desaparecer. A revolução tecnológica, as redes sociais, a velocidade do tempo, da economia, são alguns dos aspectos que nos surpreendem e nos colocam pontos de interrogação. 

No Direito, percebemos que temos que avançar. Temos que deixar um Legado para um novo momento na história da humanidade.

Temos falado em Direito Transnacional, temos falado no paradigma da Sustentabilidade como fio condutor da Ciência Jurídica. Temos falado em tantas novidades no Direito e no Poder Judiciário.

Mas no fundo, queridos pais, queridas mães, bem lá no fundo, somos apenas PESSOAS em busca da FELICIDADE. Podemos ser porventura Advogados, porventura Delegados, porventura, Magistrados, Promotores de Justiça, Oficiais de Justiça, Professores, não importa. Somos apenas GENTE. Buscando em nossas falhas e acertos contribuir para que a humanidade possa encontrar os seus destinos e que estes sejam destinos permeados de mais SOLIDARIEDADE, DE MAIS AFETO, DE MAIS ÉTICA, DE MAIS HONESTIDADE, DE MAIS JUSTIÇA E PAZ. Queremos apenas viver felizes e em paz.

O Legado que eu penso e acredito que possamos construir, MEUS AFILHADOS, é um Legado de profunda paixão pelos DIREITOS HUMANOS. 

Neste dia 10 de dezembro, ou seja, há apenas há 3 dias atrás, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 65 anos de existência. Adotada pela Assembleia Geral da ONU, em Paris, na França, tal documento histórico consagrou o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que se pudesse promover o respeito a esses direitos, e pela adoção de medidas que assegurassem o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva entre todos os povos.

Muitos Juristas, Ativistas e Internacionalistas doaram suas vidas em prol deste Legado. Um dos mais Nobres deles, um Grande Advogado, faleceu recentemente, no último dia 05 de dezembro, o Grande Líder Nelson Mandela.

Um homem simples, advindo de uma pequena Aldeia. Um Advogado e Político, que acreditou na Defesa de uma Causa: a causa de um povo, de uma nação e que, por meio do seu Legado, ajudou a escrever a história da humanidade. No dia de seu Julgamento, em 20 de abril de 1964, uma segunda-feira, na Suprema Corte de Pretória, na África do Sul, Advogando em Causa Própria, em sua Defesa, ele assim escreveu e depois leu em voz alta:

Acolhi o ideal de uma sociedade livre e democrática, onde todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e vê-lo realizado. Mas, Sua Excelência, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.

E, daquele Julgamento, saiu condenado à PRISÃO PERPÉTUA. Prisão esta que cumpriu por 27 anos de sua vida. Este é um exemplo de um homem de grande valor que deixou um Legado, o qual se deve reverenciar.

Muitos outros poderíamos homenagear, pelo Legado que nos deixam. O Doutor Fachini, Coordenador do Curso de Direito aqui presente, o qual hoje e amanhã faz as suas últimas formaturas na qualidade de Coordenador, e tenho a certeza de que por muitos e muitos anos permanecerá conosco nas Formaturas, então na qualidade de Professor. O senhor nos deixa um Legado tão grandioso,de uma  Carreira dignificada pela Ética, Competência e Profissionalismo, Legado este que muito nos orgulha e faz a Ciência Jurídica mais nobre em nosso País. Receba nosso carinho! - PALMAS

Não posso deixar de mencionar também o Legado que um Nobre Jurista da UNIVALI aqui presente nos deixa. Com muita honra, recebemos hoje nosso Patrono, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, o Dr. Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, e se o senhor me permitir, gostaria de referenciá-lo apenas como o nosso querido Professor Marco Buzzi. O qual, assim como vocês, um dia recebeu os seus diplomas como aluno, como Mestre, como Doutor, Desembargador e hoje Ministro. Seu Legado, Ministro, é o seu exemplo que a todos dignifica, e faz brilhar na mais alta Corte de Justiça do País o orgulho do nome UNIVALI e o orgulho de uma Carreira dignificada pela Ética, Competência e Profissionalismo. Receba a nossa homenagem - PALMAS

O Magnífico Reitor, com todas as conquistas da nossa UNIVALI neste ano de 2013, Prof. Mário, poderíamos passar a noite toda descrevendo toda retrospectiva de conquistas da UNIVALI neste ano e na sua Gestão, o Excelentíssimo Senhor Diretor do CEJURPS, muitos dos Mestres do Curso de Direito que aqui ocupam hoje as primeiras fileiras deste Auditório, e outras autoridades e lideranças estaduais e nacionais já ocuparam estes mesmos bancos universitários da UNIVALI, e, seguindo a Tradição do Curso de Direito, usufruem de uma via repleta de sucessos e realizações, construindo novos caminhos para a Ciência Jurídica e trazendo novas fontes de renovação para o Ordenamento Jurídico Brasileiro.

Qual será a Obra da nossa Vida? como nos indagaria o filósofo Mário Sérgio Cortella. Esta é a pergunta que eu gostaria de deixar para nossa reflexão.

Eu desejo a vocês meus amores, meus queridos, que o Legado que possamos deixar para este mundo novo que vai sendo construído a cada dia, seja a compreensão de que o DIREITO nada mais é do que a própria regulação da sociedade, o Direito é a própria vida, e que a meta maior do Direito é a realização da Justiça para a humanidade, e realizando a Justiça, nós também realizaremos a PAZ.


Deixo, por fim, alguns recados, como de costume: sejam conciliadores, acima de tudo. Não há nada na vida que não possa ser conciliado. Acreditem firmemente no dom que todo Jurista tem para resolver problemas. Não compliquem. Resolvam. Sejam tolerantes. A tolerância é a grande sabedoria da vida. Sejam firmes, mas ponderados. Refutem aquilo que deve ser refutado. Questionem o que tem que ser mudado. Respeitem a experiência e os experientes. Lembrem-se que a experiência muito ensina àquele que é sábio o suficiente para ouvi-la e dela retirar as lições. Não acreditem na cultura do conflito. Acreditem na cultura do consenso. Sejam honestos no exercício da profissão. Ser honesto nunca será tolice, mas é ser digno e ser digno jamais cairá de moda. Sejam desafiadores para a Ciência, sejam inquietos e nunca acreditem que estão totalmente prontos. Aproveitem cada dia como se fosse o último. Vivam o amor e a paixão com responsabilidade. Sejam felizes apenas por ver o sol nascer e se pôr. Agradeçam por cada conquista e valorizem mesmo aquelas menores que sejam. O dom maior da vida é a saúde. O sucesso financeiro é muito bom, mas sem saúde, nada é possível. Agradeçam todos os dias a Deus pela via e pela saúde e peçam a sua proteção. Sejam felizes todos os dias, cultivem os bons valores e a família, pois é sempre para a família que voltamos. Sejam éticos não só na profissão, mas na vida. Da vida nada levamos, apenas o bom nome. Zelem pelo nome, zelem pela sua história. E nunca, nunca se esqueçam da UNIVALI. Esta casa que acredita em vocês e que é muito grata por ter a oportunidade de recebê-los. Voltem sempre, Voltem logo. E nunca esqueçam que estarão sempre na memória desta professora. Vocês estão no meu coração para sempre e eu nunca esquecerei de vocês, porque vocês fazem parte da minha vida e da minha história. Muito obrigada.