PRIMEIRA PALESTRA:
Perspectivas para ciência, tecnologia e inovação no Brasil 2010/2020.
Prof. Jorge Audy. PUC RS.
18/07/2011
Paris +10. 1998.
países que compõem a UNESCO.
Relatório jac delore
Recomendações da UNESCO para os próximos 10 anos.
4 conferência nacional de tecnologia e inovação 2010 Brasil.
Gerou documento, livro azul, presidente Lula, estabelece visão para os próximos 10 anos no Brasil.
Hoje, ira apresentar informações.
Contexto, reflexões.
Livro Azul inovação e sustent. Oportunidades e desafios.
Contexto: comunicado da conferência mundial de educação superior. UNESCO site, junho de 2009.
Livro azul, dezembro 2010.
Brasil 2022' site presidência república.
Nova geração
Falta mais 3 dctos aqui que não consegui anotar
São 6 documentos importantes.
Desafios 10 anos:
Novo modelo avaliação, foco na qualidade e relevância
Expansão com qualidade e inclusão
Políticas afirmativas
Esgotamento modelo atual (público e privado)
Aumentar número alunos IES públicas
Revisitar tipologia IES no pais: papel IES comunitárias, atuação das degree mills.
Discussão PNE 2010/2020
Universidade como vanguarda na educação do País.
IES como instrumento de desenvolvimento do País.
Maior desafio: qualidade da educação básica ( principalmente na educação pública).
Tecnologia social!
Experiências das comunitárias.
Século XI ensino
Século XIX ensino e pesquisa
Século XX ensino, pesquisa e inovação (empreendedorismo) EUA.
1951 ou 53 stanford primeiro parque tecnológico. Hoje, vale do silício ( parque cientifico de stanford). Uma das regiões mais ricas do mundo.
Desenvolvimento da sociedade. Missão da IES.
Missão da universidade:
No ensino: indivíduos e organizações;
Na pesquisa: individual (isolada, disciplinar) e em grupo (em rede, inter e multidisciplinar);
No desenvolvimento econômico e social: empresas isoladas e em escala regional ( clusters, APLs).
Sociedade do conhecimento.
Universidade para geração de Conhecimento aplicável, a empresa para a sua função social e o Estado para articular os atores...
Modelo da Tríplice Hélice.
Fazer mais com menos recursos financeiros,
Fazer diferente, com as mesmas pessoas,
De preferência, para ontem.
E esquecer de Ortega y Gasset (mudança na universidade)...
Mudar uma universidade é como mudar um cemitério de lugar. Conta-se com pouca ajuda dos residentes...
Desafios no ensino:
Novas metodologias de ensino e novas abordagens pedagógicas, novas tecnologias na área da educação.
Resgate dos trabalhadores que estudam à noite, que requerem novas abordagens de ensino e que forme profissionais com empregabilidade.
Questão da inclusão e ampliação do acesso com qualidade.
Desafios na pesquisa:
Infraestrutura de pesquisa é a infraestrutura do ensino.
Esta é a diferença da Universidade para outros estabelecimentos de educação superior.
Gera qualidade e impacto na sociedade nas melhores universidades no Brasil e no mundo.
Desafios conjuntos ensino e pesquisa:
Articulação educação superior e básica.
Interação ensino-pesquisa.
Inter/multi disciplinariedade.
Internacionalização.
Licenciaturas (educação básica) e Engenharias (desenvolvimento).
Desafios na inovação:
5 anos, investimento aumentou 20%, 11 posição mundial
10 anos, exportação manufaturados caiu 30%
diminuiu intensidade de média e alta tecnologia nas exportações,
Patentes, 2,6%produção cientifica mundial, patente, menos de 0,2%!!
Consumir conhecimento, produzir inovação, gerar recursos financeiros, riqueza, valor...
Livro Azul
C, T&I 2010-2020.
Síntese.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário