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sexta-feira, 22 de julho de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA JULHO 2011. Quinta Palestra.

Pesquisa sites importantes

Icap - indexação compartilhada de artigos e periódicos.
www.pergamum.pucpr.br/icap

Biblioteca Virtual
http://fiaiweb03.Univali.Br/intranet/portalaluno/pergamum/bibvirtualconsulta_lst.php

SciELO
www.scielo.org

Science Direct
www.sciencedirect.com

EBSCO
http://search.ebscohost.com
Login: univali
Senha: calb5464

Wilson
www.portaldapesquisa.com.br

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Http://bdtd.ibict.br

FORMAÇÃO CONTINUADA JULHO 2011. Quarta Palestra.

Oficina: Políticas Públicas: propriedade intelectual.
Prof. José Everton.

Valorização, multiplicação da riqueza, melhoria de vida para todos.

Pesquisa com aplicação prática.

Tríplice hélice da inovação.

Universidade e Mercado.

Sites: OMPI
OMC
ADIPC, TRIPS, INPI

Patente: novidade (diferente de estado da técnica), atividade inventiva (não é decorrência óbvia do estado da técnica) e aplicação industrial (suscetível de aproveitamento na indústria).

FORMAÇÃO CONTINUADA JULHO 2011. Terceira Palestra.

Revista científica Cejurps.
Prof. Maria Cláudia. mclaudia@univali.br.
Prof. Cláudia Metodologia.

Issn 2236-5044.

Objetivo: publicar os artigos científicos de conclusão de curso dos alunos de direito e relações internacionais.

Entrega 07novembro no NPJ
Semana 16, 17 e 18 novembro.

Conexão lógica: problema, hipótese e objetivo.

Aprumo metodológico: fontes e normas de ABNT.

FORMAÇÃO CONTINUADA JULHO 2011. Segunda Palestra.

Os impactos da reforma ortográfica na linguagem jurídica.
Professora Eliana Camargo Moreira.

1991-Antônio Houaiss propõe a unificação e simplificação  da língua portuguesa. Ocorreu em 2009.

1994- alguns países já estavam de acordo com a reforma, por isso, alguns discutiam que a trema estava fora de uso.

1997- a reforma é aprovada, resistindo em Portugal, porque lá mais coisas mudariam.

A reforma contemplou apenas a escrita e não a semântica e isso causa revolta em alguns países.

Ex: puttos, latim clássico, criança. Professores de puttinhos em Portugal é ser professores de crianças. 

Reforma não contemplou sentidos, apenas a escrita. Essa é a crítica que Eliana faz em sua tese de doutorado.

Manual: Sacconi.

Dicionário jurídico- Deocleciano Torricelli.



 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

MINHAS ANOTAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA JULHO 2011. Primeira Palestra.

PRIMEIRA PALESTRA:


Perspectivas para ciência, tecnologia e inovação no Brasil 2010/2020.
Prof. Jorge Audy. PUC RS.
18/07/2011

Paris +10. 1998.
países que compõem a UNESCO.
Relatório jac delore
Recomendações da UNESCO para os próximos 10 anos.
4 conferência nacional de tecnologia e inovação 2010 Brasil.
Gerou documento, livro azul, presidente Lula, estabelece visão para os próximos 10 anos no Brasil.
Hoje, ira apresentar informações.

Contexto, reflexões.

Livro Azul inovação e sustent. Oportunidades e desafios.

Contexto: comunicado da conferência mundial de educação superior. UNESCO site, junho de 2009.
Livro azul, dezembro 2010.
Brasil 2022' site presidência república.

Nova geração
Falta mais 3 dctos aqui que não consegui anotar

São 6 documentos importantes.

Desafios 10 anos:
Novo modelo avaliação, foco na qualidade e relevância 
Expansão com qualidade e inclusão
Políticas afirmativas
Esgotamento modelo atual (público  e privado)
Aumentar número alunos IES públicas
Revisitar  tipologia IES no pais: papel IES comunitárias, atuação  das degree mills.

Discussão PNE 2010/2020
Universidade como vanguarda na educação do País.
IES como instrumento de desenvolvimento do País.
Maior desafio: qualidade da educação básica ( principalmente na educação pública).

Tecnologia social!

Experiências das comunitárias.

Século XI ensino
Século XIX ensino e pesquisa
Século XX ensino, pesquisa e inovação (empreendedorismo) EUA.

1951 ou 53 stanford primeiro parque tecnológico. Hoje, vale do silício ( parque cientifico de stanford). Uma das regiões mais ricas do mundo.

Desenvolvimento da sociedade. Missão da IES.

Missão da universidade:
No ensino: indivíduos e organizações;
Na pesquisa: individual (isolada, disciplinar) e em grupo (em rede, inter e multidisciplinar);
No desenvolvimento econômico e social: empresas isoladas e em escala regional ( clusters, APLs).

Sociedade do conhecimento.

Universidade para geração de Conhecimento aplicável, a empresa para a sua função social  e o Estado para articular os atores...
Modelo da Tríplice Hélice.

Fazer mais com menos recursos financeiros,
Fazer diferente, com as mesmas pessoas,
De preferência, para ontem.

E esquecer de Ortega y Gasset (mudança na universidade)...

Mudar uma universidade é como mudar um cemitério de lugar. Conta-se com pouca ajuda dos residentes...

Desafios no ensino: 
Novas  metodologias de ensino e novas abordagens pedagógicas, novas tecnologias na área da educação.
Resgate dos trabalhadores que estudam à noite, que requerem novas abordagens de ensino e que forme profissionais com empregabilidade.
Questão da inclusão e ampliação do acesso com qualidade.

Desafios na pesquisa:
Infraestrutura de pesquisa é a infraestrutura do ensino.
Esta é a diferença da Universidade para outros estabelecimentos de educação superior.
Gera qualidade e impacto na sociedade nas melhores universidades no Brasil e no mundo.

Desafios conjuntos ensino e pesquisa:
Articulação educação superior e básica.
Interação ensino-pesquisa.
Inter/multi disciplinariedade.
Internacionalização.
Licenciaturas (educação básica) e Engenharias (desenvolvimento).

Desafios na inovação:
5 anos, investimento aumentou 20%, 11 posição mundial
10 anos, exportação manufaturados caiu 30%
diminuiu intensidade de média e alta tecnologia nas exportações,
Patentes, 2,6%produção cientifica mundial, patente, menos de 0,2%!!

Consumir conhecimento, produzir inovação, gerar recursos financeiros, riqueza, valor...

Livro Azul
C, T&I 2010-2020.
Síntese.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O MUNDO PÓS-AMERICANO, DE FAREED ZACARIA- resumo da obra.

Amigos(as).
Segue interessante resumo da obra O MUNDO PÓS-AMERICANO, DE FAREED ZACARIA:
http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S1645-91992009000400017&script=sci_arttext
Abraços,
Prof. Queila.